Click na imagem para acessar o site

Click na imagem para acessar o site
click na imagem para acessar o site
"Trabalhadores e trabalhadoras, uni-vos contra a tirania, mas uni-vos sobretudo contra a inércia que se torna coadjuvante da opressão"

Vladimir Maiakovski - operário, poeta e revolucionário soviético.



segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

SIM, SOU MACHISTA E ISSO ME INCOMODA

EU RECONHEÇO: SOU MACHISTA E TENHO QUE MUDAR


Rui Amaro Gil Marques


Sim, assumo com todas as letras. Sou machista e isso me incomoda muito. Incomoda porque o machismo não é uma virtude, muito pelo contrário, é mais que um defeito. É uma deformação.

O machista, mesmo aqueles que não têm consciência de serem machistas, não conseguem enxergar a opressão que perpetuam sobre as mulheres. E é essa opressão que o machista passa de pai para filho. Uma opressão que se expressa nos mínimos detalhes do cotidiano.

Exemplos temos vários: as piadinhas sexistas, a falta de respeito com a opinião das mulheres, a violência doméstica, as propagandas dos mais variados produtos que reduzem a mulher a um objeto a ser consumido com cerveja, carros, motos e por aí vai.

Não queria ser machista mas o machismo é uma das bases ideológicas da sociedade, é uma doença que contamina a todos, inclusive muitas mulheres que, sem saber, educam as suas filhas para serem o que elas são: reprodutoras inconscientes do machismo.

O machismo não tem nada a ver com ser homem. Ser homem é outra coisa. O machismo é apenas outro nome, uma outra face da violência psicológica, física e moral a que todas as mulheres são submetidas constantemente.  Os olhos do machismo não enxergam na mulher nada além de uma vagina, bunda e peitos. Ou seja, um pedaço de carne a ser devorado e danem-se sentimentos, valores e até mesmo o direito dela recusar ser tratada dessa forma. É o machismo que afirma que quando a mulher diz não a uma investida sexual do homem, na verdade ela esta dizendo sim. É absurdo, mas é verdade.

Sim, infelizmente sou machista e tenho consciência disso e por ter consciência desse defeito, dessa deformação, quero mudar. Quero deixar de ser mais um doente, de ser mais um reproduzindo essa opressão contra as mulheres.

Deixar de ser machista não vai me fazer menos homem, mas vai me ajudar a construir uma sociedade livre e combater a violência que agride e mata uma mulher a cada 4 horas todos os dias.

O mundo não precisa de machistas, as mulheres não precisam de machistas, os homem não precisam do machismo. O que todos nós precisamos é de um mundo de paz, as mulheres precisam ser respeitadas e nós, homens, precisamos enxergar os nossos defeitos e modificá-los.

Sim, eu sou machista e não suporto ser assim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AÇÃO DIRETA

AÇÃO DIRETA
O vermelho é o nosso sangue derramado e o preto o nosso luto por aqueles que tomabaram na luta.

Marcadores