Click na imagem para acessar o site

Click na imagem para acessar o site
click na imagem para acessar o site
"Trabalhadores e trabalhadoras, uni-vos contra a tirania, mas uni-vos sobretudo contra a inércia que se torna coadjuvante da opressão"

Vladimir Maiakovski - operário, poeta e revolucionário soviético.



domingo, 6 de novembro de 2011

PARANÁ: UPES REALIZA SEU 50º CONGRESSO ESTADUAL EM ARAPONGAS.



Movimentos

UPES REALIZA SEU 50º CONGRESSO ESTADUAL EM ARAPONGAS

PARTICIPARAM CERCA DE 400 ESTUDANTES DE VÁRIAS REGIÕES DO ESTADO

Rui Amaro Gil Marques

Coletivo de Ação Direta Comunistas No Brasil – ADC

A União Paranaense dos Estudantes Secundaristas (UPES) realizou o seu 50º Congresso Estadual no último final de semana (05 e 06 de novembro) no município de Arapongas, região norte do estado. Compareceram ao evento de acordo com a organização 400 estudantes de várias regiões do Paraná. Fundada em 17 de junho de 1945 a entidade foi reativada na década de 80 quando começou a ganhar força o movimento pela redemocratização do país.

A diretoria da entidade atualmente é composta por estudantes ligados a União da Juventude Socialista (UJS) vinculada ao PCdoB e Juventude do PT do Partido dos Trabalhadores. Além dessas organizações disputam espaço no movimento estudantil paranaense encabeçado pela UPES grupos minoritários como a União da Juventude Comunista (UJC) do PCB.

Nesse seu 50º Congresso a entidade debateu o fortalecimento das lutas em defesa da educação pública, gratuita e de qualidade, mais verbas para a educação como a proposta de repasse de 50% dos fundos do pré-sal para serem aplicados em escolas públicas, faculdades, universidades e pesquisa.

José Le Senechal Neto (foto acima), diretor financeiro da entidade, lembra que o movimento estudantil sempre esteve ligado a lutas históricas dos paranaenses a exemplo das campanhas contra a tentativa da privatização da Copel pelo então governador Jaime Lerner e mais recentemente contra a corrupção na Câmara Municipal de Curitiba no Fora Derosso, movimento que exige a saída do presidente da Câmara do cargo por irregularidades na administração da Casa.

Nesse congresso também serão escolhidos os estudantes do Paraná que irão representar o estado no 39º Congresso Nacional da União Brasileira dos Estudantes a ser realizado em São Paulo. José Neto também informa que a entidade conta com uma página na internet (WWW.portaldaupes.blogspot.com) onde os estudantes podem conferir todas as informações sobre o movimento estudantil no estado e também as lutas desenvolvidas pela UPES.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AÇÃO DIRETA

AÇÃO DIRETA
O vermelho é o nosso sangue derramado e o preto o nosso luto por aqueles que tomabaram na luta.

Marcadores