Click na imagem para acessar o site

Click na imagem para acessar o site
click na imagem para acessar o site
"Trabalhadores e trabalhadoras, uni-vos contra a tirania, mas uni-vos sobretudo contra a inércia que se torna coadjuvante da opressão"

Vladimir Maiakovski - operário, poeta e revolucionário soviético.



sexta-feira, 14 de outubro de 2011

NR DOS FRIGORÍFICOS: SINDICATOS DO PARANÁ ENCERRAM CARAVANA


PARANÁ: “CARAVANA DA NR DOS FRIGORÍFICOS” CHEGA AO FINAL DE SUA CAMPANHA PELO ESTADO

Foram percorridos mais de 3.800 km, visitadas 17 cidades de 05 regiões, distribuídos 89.600 informativos, organizadas manifestações em 15 frigoríficos de médio e grande porte no estado.

Rui Amaro Gil Marques

Assessoria de Comunicação da FTIA PR e Sindicatos filiados.

Iniciada em 26 de setembro a Caravana da NR dos Frigoríficos, organizada pela Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação do Paraná (FTIA PR) e seus 17 sindicatos filiados, percorreu as regiões norte, noroeste, sudeste, sudoeste e sul do estado onde levou a população de 17 municípios a Campanha Nacional Pela Aprovação da Norma Regulamentadora (NR) para o setor frigorífico brasileiro.

Jacarezinho, Arapongas, Rolândia, Jaguapitã, Umuarama, Cianorte, Cidade Gaúcha, Rondon, Cascavel, Toledo, Pato Branco, Tapejara do Sul, Dois Vizinhos, Capanema, Francisco Beltrão, Carambeí e Ponta Grossa foram as cidades por onde a Caravana da NR dos Frigoríficos distribuiu 89.600 informativos de um total de 100 mil impressos.

Segundo o presidente da FTIA PR, Ernane Garcia, a Caravana cumpriu com o que foi estabelecido pelas entidades sindicais do setor depois dos vários seminários sobre a NR dos Frigoríficos realizados em Curitiba (PR) e da elaboração do seu anteprojeto pela Comissão tripartite formada por representantes dos trabalhadores, empresários e do Ministério do Trabalho e Emprego em Brasília (DF).

“O movimento sindical do setor de Alimentação do estado fez a sua parte levando aos trabalhadores dos frigoríficos e a população em geral informações importantes a respeito da triste realidade do setor e das mazelas que geram acidentes de trabalho e doenças profissionais. Vamos continuar pressionando os empresários do setor frigorífico a investir na melhora dos ambientes de trabalho para que os males que acontecem hoje sejam reduzidos e eliminados”, destacou.

A última cidade visitada foi Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais, sul do estado, onde os dirigentes sindicais distribuíram seus informativos no comércio local, no calçadão e no terminal rodoviário do município. Antes, na parte da manhã, a Caravana da NR esteve em Carambeí onde realizou mais uma manifestação, desta vez na planta local da BRF (Perdigão) onde com um carro de som alertava trabalhadores e a população carambeiense sobre as doenças e os riscos que afligem milhares de homens e mulheres que trabalham nos frigoríficos brasileiros.

Acidente na Estrada

Um fato negativo que ficará registrado na lembrança de todos os participantes da Caravana da NR foi o acidente de carro com os diretores do SINTAC, entidade sindical da cidade de Carambeí, quando se dirigiam à Ponta Grossa para colaborar na panfletagem realizada naquele município. Felizmente ninguém se machucou ficando apenas o susto que atingiu a todos os participantes do movimento.


Cerceamento a livre manifestação em Ponta Grossa

Durante a distribuição dos informativos no calçadão de Ponta Grossa funcionários da prefeitura cercearam o direito a livre manifestação dos dirigentes sindicais da Caravana da NR dos Frigoríficos. Primeiro ameaçaram apreender o carro de som e depois impediram a continuidade da panfletagem no terminal rodoviário daquele município. Uma demonstração clara de que nessa cidade as liberdades individuais e coletivas não são respeitadas e nem garantidas por aqueles que deveriam defendê-las.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AÇÃO DIRETA

AÇÃO DIRETA
O vermelho é o nosso sangue derramado e o preto o nosso luto por aqueles que tomabaram na luta.

Marcadores