Click na imagem para acessar o site

Click na imagem para acessar o site
click na imagem para acessar o site
"Trabalhadores e trabalhadoras, uni-vos contra a tirania, mas uni-vos sobretudo contra a inércia que se torna coadjuvante da opressão"

Vladimir Maiakovski - operário, poeta e revolucionário soviético.



sexta-feira, 19 de novembro de 2010

PCB: MORRE ESPEDITO ROCHA, PARTE DA HISTÓRIA DO PCB. ESPEDITO SEMPRE NA LUTA!

19 de Novembro de 2010 - 11:06
Morre militante que escondia comunistas em fazenda de MS
Dourados News


Morreu nesta quinta-feira (18), aos 98 anos de idade, o artista plástico e ex-presidente de honra do PCB (Partido Comunista Brasileiro) no Paraná, Espedito Rocha. Nos anos 60, ele morou em Mato Grosso do Sul. Após o Golpe de 64, Espedito cuidava de uma fazenda em São Gabriel do Oeste comprada por militantes para financiar a atividade partidária e abrigar comunistas.

Segundo o professor Fausto Matto Grosso, tradicional militante comunista em MS a atualmente filiado ao PPS, Espedito fez parte da construção do PCB em Mato Grosso do Sul. "A tal fazenda, em São Gabriel do Oeste, foi comprada por nossos antigos camaradas para desenvolver o plantio de café e financiar a atividade partidária", relembra. "Os velhos comunistas sul-mato-grossenses, tenho certeza, se consideram hoje de luto", afirma.

Para se preservar na clandestinidade, Espedito passou a utilizar o nome de Tiburcio Melo. Chegou a ser preso e torturado. Segundo companheiros de militância, atingiu o peso de 38 quilos mas fugiu e se recuperou, mudando novamente o nome para Tadeu Melo.

Enquanto estava escondido, Espedito desenvolveu a carreira de artista plástico, como escultor. Atividade da qual se dedicou até os últimos dias de sua vida. Com o fim do período militar, retornou a Curitiba onde refundou o PCB. Presidiu o partido até os anos 90.

Um dos poucos membros do Comitê Central do PCB que não se exilou em 1974, Espedito estava internado no Centro Médico Nossa Saúde e lutava contra um câncer diagnosticado recentemente. O corpo de Espedito será velado hoje (19), a partir das 14 horas, na Assembleia Legislativa do Paraná e cremado no Crematório Pinhais ainda nesta sexta, às 11 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AÇÃO DIRETA

AÇÃO DIRETA
O vermelho é o nosso sangue derramado e o preto o nosso luto por aqueles que tomabaram na luta.

Marcadores