Click na imagem para acessar o site

Click na imagem para acessar o site
click na imagem para acessar o site
"Trabalhadores e trabalhadoras, uni-vos contra a tirania, mas uni-vos sobretudo contra a inércia que se torna coadjuvante da opressão"

Vladimir Maiakovski - operário, poeta e revolucionário soviético.



quarta-feira, 24 de novembro de 2010

AVERAMA: ACIDENTE COM GÁS DEIXA 40 TRABALHADORES FERIDOS.


Vazamento de amônia fecha abatedouro de Umuarama

O vazamento de gás amônia no frigorífico da empresa de abates de aves Averama, em Umuarama, no começo da tarde desta quarta-feira, deixou 40 funcionários hospitalizados, dos quais, cinco internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de dois hospitais da cidade. Houve muita correria na hora do acidente e o Corpo de Bombeiros convocou os agentes que estavam de folga e ambulâncias da Prefeitura e empresas particulares para socorrer as pessoas com sintomas de intoxicação. A expectativa é de que todos deixem o hospital nesta quinta-feira.

Antonio Roberto dos Santos/ Umuarama Ilustrado

Foto: Umuarama Ilustrado


No hospital de plantão, o Cemil, foram atendidas 16 pessoas, das quais uma ficou na UTI, duas na enfermaria e uma em observação. No Hospital São Paulo das nove mulheres atendidas, quatro foram para a UTI e cinco ficaram na enfermaria. No começo da noite, duas delas deixaram a UTI. O enfermeiro de plantão na UTI, Washigton Rogério de Souza, informou que o estado de saúde das pacientes era estável e elas não corriam risco de morrer. Todas apresentaram sinais de intoxicação com irritação nos olhos, garganta e ânsia de vômito, sintomas típicos de quem inala a amônia.

O gerente de exportação da Averama, João Paulo Santos, informou que o vazamento ocorreu na câmara fria ao lado da sala de cortes, onde trabalham 25 pessoas, justamente as que tiveram o primeiro e mais direto contato com o gás. Em todo o frigorífico são 400 funcionários que tiveram de sair às pressas. Outras 200 pessoas trabalham na parte administrativa e também tiveram de deixar seus locais de trabalho. No final da tarde, apenas o pessoal do administrativo teve permissão para retornar.

Santos adiantou que o vazamento do gás usado na refrigeração foi controlado em 30 minutos, mas os técnicos fazem uma varredura até esta quinta-feira para identificar a causa e eliminar todos os resíduos. Enquanto isso, o abate fica suspenso. Ele não soube precisar o prejuízo. “Primeiro a gente se preocupou em cuidar das pessoas que ficaram feridas”. A Averama abate média de 60 mil aves por dia e exporta 80% da sua produção.



Outros Fatos sobre o acidente na Averama


Por Rui Amaro Gil Marques


A matéria acima não conta que mesmo com o vazamento do gás, a gerência da empresa exigia que os funcionários voltassem ao trabalho. Na matéria também não consta que a empresa Averama trata os trabalhadores e trabalhadoras com desrespeito, sobrecarga de trabalho e assédio moral. A Averama é só mais uma empresa do setor avícola que explora os trabalhadores e faz de tudo para aumentar os seus lucros, custe o que custar.
Estive várias vezes no portão da emnpresa juntamente com sindicatos do setor protestatando contra as péssimas condições de trabalho a que os trabalhadoras e trabalhadoras são submetidos diariamente pela direção da Averama. O sindicato local e a Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação do Paraná (FTIA) já alertaram várias vezes a empresa sobre as péssimas condições de trabalho e demais problemas que afetam os trabalhadores e as trabalhadoras diariamente na linha de produção. Mas para preservar os seus lucros a Averama nunca tomou providências para sanar os problemas levantados.
Posso falar (e escrever) sobre o assunto pois tenho acompanhado as principais avicolas do estado do Paraná e, juntamente com os sindicatos do setor, defendido as reivindicações dos trabalhadores e trabalhadoras para mudar a situação de exploração e de desrespeito aos mais elementares direitos trabalhistas e até mesmo humanos que são submetidos pelos patrões.
Esta é a realidade das avícolas no Paraná e no resto do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AÇÃO DIRETA

AÇÃO DIRETA
O vermelho é o nosso sangue derramado e o preto o nosso luto por aqueles que tomabaram na luta.

Marcadores